Pinot Noir

Varietal
100% Pinot Noir
Safra
2008.
Período de Colheita
De 02 a 15 de março.
Origem
Ingeniero Huergo, Rio Negro, Patagônia Argentina.
Vinhedo
 
Altitude / Latitude
350 m sobre o nível do mar / 39,2° latitude sul.
Solo
Semidesérticos, aluvionais, com materiais coluvio-aluvionais, boa permeabilidade e drenagem, baixo material orgânico e pobre fertilidade.
Clima
Moderado continental. Oásis lineal que atravessa o estepe semi-árido patagônico, no qual o promédio anual de chuva é aproximadamente de 200 mm. Invernos frios, verões com dias quentes de noites frescas, com grande amplidão térmica (mais de 21º C). Ventoso, com uma velocidade promédio de 9,9 km/hora. Baixa umidade relativa a 54%.
Método de colheita
Manual, à alva, em caixas de 18 kgs.
Teor de açúcar/Brix
245 gr/lr (corresponde a 24,6 brix).
Safra
Muito boa a excelente, com excelente acumulação de horas ao sol. A temperatura e escasas precipitações (50 mm) garantiram a dormência do recesso vegetativo. Primavera bem agradável com ausência de geadas, e ventos moderados. Esto permitiu que a etapa de brotamento, desabrochamento, fecundação e desenvolvimento herbáceo dos cachos evoluíssem normalmente e sem problemas sanitários. Verão quente e seco com noites frescas, que favoreceu a madurez e garantiu um alto conteúdo de açúcar. A amplidão térmica de 22° C permitiu o amadurecimento gradual das variedades, logrando taninos maduros em sementes e melhores cores nas uvas.
Vinificação
 
Vindima
Uva selecionada manualmente, em esteira dupla de seleção vibradora.
Fermentação
EVinificação clássica de tintos. Com maceração pré-fermentativa em frio, sementeira de leveduras selecionadas e fermentação entre 25 º e 27 º C, e uma maceração de 25 dias sobre os engaços, com remontagens e descubas períodicos. Fermentação malolática em tanques de aço inoxidável.
Engarrafamento
750 ml.
Notas de Cata
 
 
De cor vermelho-rubí, vistoso e bem brilhante. Aroma de frutas maduras como cerejas e frutas vermelhas silvestres. Na boca seu sabor é suave, redondo, equilibrado e fácil de beber. Típico varietal de climas frios, onde se expressa toda a elegância e personalidade do Pinot Noir.
Serviço
Entre 14 °C e 16 °C.
 
Miguel Angel Naceli / Enologo